sexta-feira, 5 de abril de 2013

Módulo 10 - Programação Orientada a Objectos


1. Introdução

Neste módulo começamos por abordar a matéria sobre as estruturas de decisão (if;then;else) e estruturas de repetição (for;to),também falamos como utilizar sub-programas(procedimentos e funções) .
Também começamos por introduzir novos objectos nos programas como Listbox,Combobox etc... .

2.Como utilizar sub-programas


Basicamente a unica coisa que muda nos sub-programas (procedimentos e funções) é sintaxe.

Enquanto em que pascal a linguagem dos procedimentos é a seguinte : procedure<nome do procidemento>, begin<programa>end; . Já em visual basic a sintaxe é a seguinte : sub<nome do procedimento> <programa> endsub;
Quanto ás funcões a sintaxe em pascal era : function<nome>; Begin<programa>end;.Já em visual basic é praticamente igual : function<nome><programa> endsub .
No visual Basic podemos utilizar passagem de dados e existem dois tipos:
byval- quando entregamos o valor que está guardado na variável exterior á função ou procedimento o valor só vai ser alterado dentro do sub-programa assim o valor que estava guardado anteriormente na varivel global vai se manter igual.


Exemplo(procedimento):


Sub <nome procedimento (ByVal <nome variavel> As <Tipo de dados>)
.
.
.
.
End Sub

Exemplo(função):

function<nome da funcão>(byval<nome variavel> as <tipo de dados>)
.
.
.
endFunction


byref- na passagem por referência já é diferente pois quando entregamos o dado também entregamos a variável. Com isto quero dizer que a variável exterior á função ou procedimento vai entregar os seus dados que vão ser alterados dentro e fora do procedimento ou função, logo se o valor alterado dentro do sub-programa também vai ser alterado na variável global. 

Exemplo(procedimento):


Sub <nome procedimento (Byref <nome variavel> As <Tipo de dados>)
.
.
.
.
End Sub

Exemplo(função):

function<nome da funcão>(byref<nome variavel> as <tipo de dados>)
.
.
.
endFunction


Agora para chamar os procedimentos e funções é igual ao pascal a função tem de ser atribuida a uma variável e o procedimento pode ser chamado apenas pelo nome.



Reflexão:



Quanto a esta parte da matéria posso dizer que precebi bem mas ainda tenho um pouco de dificuldade na parte final da construção das funções mas quanto aos procedimentos , e passagens por referencia(byref) e por valor(byval) entendi bem. 


3.Estruturas de controlo


Estrutura de Repetição: 



Do...
        < instruções >
Loop...

For ... to ...
        < instruções >
Next...



Estrutura de decisão:



If  <condição>
Then <instruções>
[Else <instruções>]

Select Case...
Case... <instruções>
[Case Else <instruções>

While <condição>

         <Instruções>
End While



Reflexão:



Quanto ás estruturas de controlo entendi bem principalmente a estrutura de decisão if  porque já tinha trabalhado anteriormente no meu estágio e a sintaxe é praticamente igual á do pascal. Também realizamos vários programas nas aulas sobre várias estruturas.



4.Reflexão Final



Achei este módulo um pouco mais dificil do que o anterior mas támbem mais interessante pois já aborda outro tipo de conteúdos mais uteis para o futuro.

Dos vários programas que realizamos nas aulas o que eu mais gostei de fazer foi o primeiro que realizamos do euromilhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário